quinta-feira, 14 de março de 2013

Pré-Modernismo


01. Nas duas primeiras décadas de nosso século, as obras de Euclides da Cunha e de Lima Barreto, tão diferentes entre si, têm como elemento comum:

a) A intenção de retratar o Brasil de modo otimista e idealizante.
b) A adoção da linguagem coloquial das camadas populares do sertão.
c) A expressão de aspectos ate então negligenciados da realidade brasileira.
d) A prática de um experimentalismo lingüístico radical.
e) O estilo conservador do antigo regionalismo romântico.


02.(PUC-RS) A literatura do pré-modernismo brasileiro, nas obras de Euclides da Cunha, Lima Barreto e Monteiro Lobato, caracteriza-se pela:
A) descrição e romantização da sociedade rural.
B) interpretação e polêmica voltadas para a problemática social.
C) análise e idealização da sociedade urbana.
D) restauração e mitificação da temática histórica.
E) reconstrução e fabulação da sociedade indígena.

03.Os sertões, obra-prima de Euclides da Cunha, foi desenvolvido em três partes distintas. Assinale, a esse respeito,a alternativa que mostra a ordem em que essas partes aparecem no livro.
A) A terra- A luta- O homem
B) A luta- A terra- O homem
C) O homem- A terra- A luta
D) A luta- O homem- A terra
E) A terra- O homem- A luta

04.A expressão Pré-Modernismo traz implícita uma significação peculiar, uma vez que o termo “pré” remete a uma situação de anterioridade, dentro de um contexto abrangente e múltiplo de sentidos; modernismo, em lato sensu, refere-se à evolução, ao progresso, e, em stricto sensu, especificamente a um gênero literário que apresenta características próprias e inerentes. Dessa maneira, pode-se dizer que, ao usar a expressão:

A) pretende-se ensejar uma definição vaga do movimento que despontava.
B) havia a certeza de que o movimento não teria repercussão.
C) procurava-se refletir as contradições de uma realidade em que várias correntes de pensamento se distinguiam e,ao mesmo tempo,contemplavam-se.
D) rotulou-se um estilo literário e único, reflexo da situação estável que ora existia.
E) tematizou-se o sentimento como a única fonte de inspiração de seus integrantes.

05.(UEL) Assinale a alternativa INCORRETA sobre o Pré-Modernismo:
a) Não se caracterizou como uma escola literária com princípios estéticos bem delimitados, mas como um período de prefiguração das inovações temáticas e lingüísticas do Modernismo.
b) Algumas correntes de vanguarda do início do século XX, como o Futurismo e o Cubismo, exerceram grande influência sobre nossos escritores pré-modernistas, sobretudo na poesia.
c) Tanto Lima Barreto quanto Monteiro Lobato são nomes significativos da literatura pré-modernista produzida nos primeiros anos do século XX, pois problematizam a realidade cultural e social do Brasil.
d) Euclides da Cunha, com a obra “Os Sertões”, ultrapassa o relato meramente documental da batalha de Canudos para fixar-se em problemas humanos e revelar a face trágica da nação brasileira.
e) Nos romances de Lima Barreto observa-se, além da crítica social, a crítica ao academicismo e à linguagem empolada e vazia dos parnasianos, traço que revela a postura moderna do escritor.


" Multiplique-me, para me sentir,
Para senti-me, precisei sentir tudo,
Transbordei-me, não fiz senão extravasar-me"

06. Nos versos acima podemos concluir que o poeta refere-se:
a) aos seus heterônimos
b) aos seus poemas
c) aos seus livros
d) aos seus sentimentos
07. Uma das principais características de Alberto Caeiro: ele "pensa" com os sentidos. Todos os seus versos a seguir revelam essa característica, exceto:
a) "Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la"
b) "Sei a verdade e sou feliz"
c) "E os meus pensamentos são todos sensações"
d) "Penso com os olhos e com os ouvidos"

"Mas tal como é, gozemos o momento,
 Solenes na alegria levemente."
08. Qual das características que marcam a poesia de Ricardo Reis pode ser observada nos versos acima?
a) o paganismo            b) o bucolismo            c) o carpe diem            d) o materialismo

09. Em qual dos versos a seguir o poeta apresenta serena aceitação do fado (destino)?
a) " A justiça: uns faz altos
      O fado outros felizes."
b) "Acima de nós-mesmos construamos
     Um fado voluntário."
c) "Nada, Lídia, devemos
    Ao fado, senão tê-lo."
d) "Vai para um mar muito longe, para ao pé do fado."

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